O Espaço “A Criança” destina-se a todas as crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e o ingresso no Ensino Básico, para frequência de Creche, Jardim de Infância, “Uma manhã na Escola”, “Mais Descobertas”, ou Atividades Pontuais.

Creche

A Creche é destinada a crianças desde os 4 meses de idade e até ao seu ingresso no Ensino Pré-Escolar. O Espaço A Criança satisfaz as suas necessidades de bem-estar e de desenvolvimento integral, num clima de segurança afectiva e física.

Jardim de Infância

A Educação Pré-escolar/Jardim de Infância, favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua integração na sociedade como ser autónomo e solidário e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos de idade e o ingresso no Ensino Básico.

Uma manhã na escola

Para as crianças que ainda estão em casa se irem progressivamente adaptando ao Jardim de Infância, é disponibilizado o serviço designado por “Uma manhã na escola”, no qual as crianças entre os 18 e os 36 meses passam entre uma e cinco manhãs por semana no ESPAÇO A CRIANÇA. Essa manhã decorre a socializar, impulsionar (desenvolver) a autonomia, brincar, desenhar, fazer jogos ou construções, ouvir histórias…e desenvolver uma actividade específica dependendo do dia da semana: Expressão musical, Psicomotricidade, Expressão Plástica, Oficina de Ciência e Expressão Dramática.

Mais Descobertas

As actividades que se enquadram no âmbito de “Mais Descobertas”, são dirigidas às crianças que não frequentam as valências de Creche e Jardim de Infância do ESPAÇO A CRIANÇA mas que querem desenvolver aquela actividade específica. As actividades iniciam-se sempre durante a semana da parte da tarde, regra geral a partir das 17.30h ou ao Sábado de manhã e abrangem as mais diversificadas áreas de interesse. A sua periodicidade é semanal ou bissemanal, são orientadas por técnicos com formação específica na área e são executadas em salas preparadas para o efeito.

Atividades Pontuais

O ESPAÇO A CRIANÇA realiza ainda outras actividades pontuais, como actividades de animação, nomeadamente festas, actividades ao ar livre e de férias; actividades de convívio intergeracional e com a comunidade em geral.