30-cpr

30 anos
a mudar vidas

A 20 de Setembro de 2021, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) celebra o seu 30º aniversário. A Organização Não Governamental foi constituída em 1991, por um conjunto de representantes de diversos setores da sociedade portuguesa, com o propósito de defender e promover o direito de asilo em Portugal.

Ao longo destes 30 anos, o CPR prestou apoio a cerca de 14,000 requerentes e refugiados em Portugal, criou respostas especializadas para as necessidades jurídicas, sociais e de integração desta população, construiu três centros de acolhimento, sendo pioneiro no ensino da Língua Portuguesa como Língua Estrangeira e Alfabetização.

Apoiámos

14000
Requerentes e refugiados

Foi vanguarda na criação de uma creche e jardim-de-infância inclusiva e multicultural, que acolhe crianças refugiadas, migrantes e nacionais, advogou pela prossecução de soluções duradouras em Portugal e participa, desde 2007, no programa nacional de reinstalação, bem como nos programas comunitários de recolocação e resgates de barcos humanitários no Mediterrâneo e promoveu inúmeras sessões de sensibilização e formação para os Direitos Humanos.

As atividades de sensibilização de setores estratégicos da sociedade portuguesa, a das autoridades e da sociedade civil para a garantia do direito de asilo, têm promovido uma política de asilo humanista e solidária, no respeito pelas obrigações internacionais de Portugal.

Parceiro operacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) desde 1993, o CPR tem um mandato único, reconhecido pela Lei do Asilo e pelos principais interlocutores. É uma organização experiente e dinâmica, que conta com uma equipa estável, qualificada e muito dedicada.

Nestes 30 anos de experiência reconhecida, o CPR constitui uma entidade de referência nacional, com uma missão e trabalho consolidados. Todavia, a experiência e o reconhecimento referidos representam igualmente responsabilidades para a melhoria constante e incitamento para responder aos desafios.

O nosso percurso

30 anos
em imagens