Conselho Português para os Refugiados lança apelo a Cristiano Ronaldo

Conselho Português para os Refugiados lança apelo a Cristiano Ronaldo

O Conselho Português para os Refugiados (CPR) lançou esta semana um apelo a Cristiano Ronaldo através de uma carta aberta, que pode ser lida na íntegra aqui.

O objetivo é incentivar o melhor jogador de futebol do mundo a mostrar a sua solidariedade com Miguel Duarte, que foi constituído arguido pelo Estado Italiano por suspeita de ajuda à imigração ilegal e arrisca uma pena de 20 anos de prisão.

O Miguel é um aluno de doutoramento, membro da tripulação do navio Iuventa, que, num ano de operações, ajudou a salvar a vida de 14 mil homens, mulheres e crianças no Mar Mediterrâneo. Os números poderiam ser ainda mais expressivos, mas a embarcação foi arrestada pelas autoridades italianas e os seus tripulantes constituídos arguidos, tal como o Miguel.

“Quando vejo uma pessoa a morrer afogada, não pergunto se ela tem passaporte. Tiro-a da água”, responde Miguel às acusações de que é alvo.

O Conselho Português para os Refugiados decidiu, por isso, pedir ajuda a alguém que faz a diferença em Itália e no mundo. Numa carta aberta a Cristiano Ronaldo, pede ao melhor do mundo que vista a camisola do Miguel e ajude “a fazer o mundo melhor”.

“O CPR lança esta campanha porque acredita que, tendo em conta a actual situação no Mar Mediterrâneo, a acção de ONGs e dos seus colaboradores, é fundamental para salvar vidas e para garantir o acesso das pessoas com necessidades de protecção a um território seguro e a um sistema de asilo que permita acautelar os seus direitos”, explica Mónica Farinha, presidente do CPR.

A par da carta e do apelo, foi também enviada ao jogador da Juventus uma camisola número 7, com o nome de Miguel Duarte e um pedido: veste, literalmente a camisola de Miguel. #vesteronaldo é o mote de uma campanha
que procura envolver outras personalidades nacionais e também a sociedade civil portuguesa.

Sharing is caring!

shares