CPR acolheu ontem um grupo de 21 refugiados

LOURES, 19 DE FEVEREIRO DE 2019 – O Conselho Português para os Refugiados (CPR) recebeu ontem em Loures um grupo de 21 refugiados, num total de 11 adultos e 10 menores pertencentes a 6 agregados familiares.
As famílias refugiadas que integram este grupo são provenientes da Síria e do Sudão, e fazem parte de um grupo de candidatos à reinstalação em Portugal que se encontrava no Egito sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Ao longo dos próximos 3 meses, estas famílias terão acesso a apoio social, com vista ao desenvolvimento dos seus projetos de vida, acesso a cuidados de saúde, apoio pecuniário e apoio jurídico. Para além disso, terão ainda aulas de Português e estarão envolvidas num programa de orientação cultural.
De acordo com novos dados do ACNUR, menos de 5% dos pedidos de reinstalação de refugiados foram resolvidos em 2018, apesar das necessidades globais crescentes. Dos 1,2 milhões de refugiados que careciam de reinstalação em 2018, apenas 55,692 foram reinstalados. A maior parte das reinstalações facilitadas pelo ACNUR tiveram origem em países que acolhem um grande número de refugiados como primeiros países de asilo, como o Líbano, a Turquia, A Jordânia e o Uganda. O Global Compact on Refugees, um acordo internacional adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no final de 2018, apela aos Estados para que ofereçam mais locais para a reinstalação, ao expandir os programas existentes, ou através da criação de novos programas.