“Empreender”, uma iniciativa da Comissão Social da União de Freguesias de Sta. Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela

LISBOA, 28 de maio de 2018 (CPR) – A 25 de maio teve lugar na Casa da Cultura de Santa Iria de Azóia o evento “Empreender”, uma iniciativa da Comissão Social de Freguesias da União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, na qual o Conselho Português para os Refugiados (CPR) participa ativamente atenta a localização do Centro de Acolhimento para os Refugiados (CAR).
Depois de uma manhã dedicada aos jovens e à reflexão sobre o futuro escolar/formativo e profissional, a tarde contou com oradores especializados na criação do próprio negócio, nomeadamente a Agência de Investimento da Câmara Municipal de Loures e a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC). O fundador da empresa EasyFresh, Ricardo Fernandes, partilhou, ainda, a sua experiência no mundo do empreendedorismo, e o Técnico Oficial de Contas Humbert Alain dos Santos salientou os direitos e deveres dos trabalhadores a recibos verdes.
A par dos diversos workshops, decorreu uma feira de emprego e mentoring, com empresas de recrutamento e centros de formação a divulgar os seus serviços e ofertas, tendo o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do CPR estado igualmente presente.
O coffee break do evento foi muito especial, com salgados confeccionados por uma refugiada do Sri Lanka, servidos, no período da manhã, pelos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Empregado de Mesa/Bar do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia.
O CPR acompanhou ao evento um grupo de cerca de 15 refugiados, de diversas nacionalidades e percursos académicos/profissionais, assegurando a tradução das diversas palestras. Das candidaturas às ofertas de emprego presentes, resultou a celebração de um contrato de trabalho na área da construção civil.