Celebrar e reconhecer a contribuição dos refugiados é um passo importante para romper com os estereótipos negativos e assim construir uma sociedade mais humanista e solidária. Justamente, o sector da informação e divulgação pública do CPR promove, ao longo do ano, um conjunto de iniciativas de informação e formação com o objetivo criar uma sociedade mais consciente e informada para a situação dos refugiados e aumentar a visibilidade do trabalho do CPR em prol desta população.

No âmbito desta sensibilização, o CPR atua junto da sociedade de acolhimento organizando conferências internacionais, como os Congressos Internacionais na Fundação Calouste Gulbenkian, seminários, ações de formação nas escolas e universidades (presencial e a distância), eventos culturais como o Dia Mundial do Refugiado, entre outros, mantendo, ainda, uma presença ativa nos meios de comunicação social.

O Sector da Informação e Divulgação Pública é, também, responsável pela publicação e disseminação de materiais informativos sobre asilo e refugiados. Paralelamente a este trabalho, o CPR impulsiona iniciativas de advocacia com o objetivo de influenciar políticas públicas e sensibilizar os decisores políticos nacionais para as dificuldades dos requerentes de asilo e refugiados.

Congressos Internacionais

Desde 1994 que o Conselho Português para os Refugiados realiza, a cada dois anos, e em colaboração com o ACNUR, congressos internacionais com o objectivo de alertar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a dramática situação em que vivem milhões de refugiados, em todo o mundo.

Ao longo destes 18 anos, os congressos do CPR cumpriram o desígnio de criar, em Portugal, um espaço único de debate e reflexão sobre questões ligadas à proteção dos refugiados, contribuindo para a partilha de conhecimento e intercâmbio de experiências sobre esta temática. Os congressos procuraram sempre acompanhar temas da atualidade no domínio do asilo e refugiados, reunindo peritos nacionais e internacionais, e colocando esta problemática na agenda pública e política nacional.

Formação Presencial e a Distância:
Capacitar, Formar e Sensibilizar

A defesa e proteção dos Direitos Humanos, e em particular do Direito de Asilo, não podem ser responsabilidade exclusiva dos Estados, governos, instituições, devem pertencer a todos nós e, nesse sentido, a formação e a educação em Direitos Humanos são essenciais. Nos últimos anos, o CPR tem apostado fortemente na formação, tanto presencial como a distância, concebida para capacitar os técnicos que trabalham com requerentes de asilo e refugiados, para formar estudantes universitários e jornalistas em Asilo e Proteção Internacional, mas também destinadas a sensibilizar os estudantes do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário para a temática dos Refugiados e Direitos Humanos.

Ações de sensibilização nas escolas

O CPR promove ações de sensibilização sobre Asilo e Refugiados junto dos mais jovens, deslocando-se às escolas e outras instituições, ou recebendo os alunos ou grupos nos seus Centros de Acolhimento para Refugiados  na Bobadela e em São João da Talha.

Cursos e-learning no âmbito da Sensibilização sobre Asilo e Refugiados

O curso de formação “Sensibilização sobre Asilo e Refugiados”, é desenvolvido na modalidade a distância, via e-learning. Trata-se de um curso inovador que já foi devidamente testado e consolidado, tendo completado em 2012 a sua 13ª edição (3 ações em 2007, 5 ações em 2009, 3 ações em 2010 e 2 ações em 2012).

O curso apresenta como principais vantagens a sua flexibilidade (liberdade de horário, inexistência de limitações geográficas e possibilidade de aprofundar interesses específicos) e o programa que, condensado em 30 horas dá uma panorâmica geral sobre os temas do asilo e refugiados, contextualizados pela proteção internacional e Direitos Humanos.

Contactos

Mónica Frechaut

Coordenadora Dep. Informação Pública