“Melhoria dos sistemas de informação e comunicação ao serviço dos refugiados”
- Início: 01/11/2013
- Fim: 31/10/2014
O projeto “Melhoria dos sistemas de informação e comunicação ao serviço dos refugiados” contribuiu para a modernização das infraestruturas tecnológicas do CPR, particularmente ao nível do armazenamento dos dados e acesso à informação que, a partir de agora, estão disponíveis em qualquer parte do mundo, a qualquer hora. As principais realizações do projeto incluíram o diagnóstico das deficiências das infra-estruturas tecnológicas do CPR, a reestruturação das redes, o planeamento e distribuição dos servidores virtuais, a capacitação dos utilizadores, que incluiu o desenho de um plano de gestão da mudança.
Esta reestruturação permitiu melhorar a qualidade dos serviços prestados aos refugiados, ao mesmo tempo que garante a segurança das redes da organização, tanto dos dados/informação, como também dos sistemas computacionais e de armazenamento. Efetivamente, o CPR lida diariamente com informação confidencial, relacionada com o pedido de asilo apresentado pelos requerentes. Nesse sentido, é fundamental a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus utilizadores, e que tenha qualidade. Por outro lado, o projeto modernizou os serviços já existentes do CPR, garantindo, assim, uma maior interoperabilidade com os sistemas internos da organização, lançando novos serviços, que respondem à atual filosofia de flexibilidade do local de trabalho e virtualidade.
A capacitação ao nível das tecnologias de informação, facilitada pelo projeto, foi essencial para a organização estar mais apta a explorar novas possibilidades de trabalho à distância.A virtualização contribuiu, assim, para melhorar a eficácia organizacional, mais produtiva e estimulante para os seus trabalhadores, aproximando-a ainda mais dos seus beneficiários e demais parceiros.
O apoio concedido pelo Programa Cidadania Ativa foi, assim, determinante para uma efetiva modernização das infraestruturas tecnológicas do CPR.