PT/2020/FAMI/537 – Interação para a Inclusão

  • Início: 01-05-2020
  • Fim : 30-04-2023

Descrição do projeto

O presente Projeto visa promover a capacitação de requerentes e beneficiários de proteção internacional através do desenvolvimento de ações integradas de ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira e familiarização-compreensão dos códigos socioculturais da sociedade portuguesa.

Tem como objetivos específicos:
– Promover a aquisição e desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas em Português;
– Promover a aquisição de competências de leitura e escrita, apoiando o processo de alfabetização;
– Estimular o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas através de métodos e estratégias de ensino não-formal;
– Consolidar o método de alfabetização, com base na metodologia criada e implementada pelo CPR através da edição atualizada de um Caderno de Fichas Pedagógicas de Alfabetização;
– Sistematizar as estratégias utilizadas no desenvolvimento da componente sociocultural no âmbito do ensino-aprendizagem de PLE no CPR através de uma publicação para divulgação a organizações congéneres.

Project description

Este projeto visa apoiar a integração socioeconómica das pessoas refugiadas que chegam à Europa, através da aquisição de competências em soluções circulares e técnicas de reciclagem.
No âmbito do projeto Living more sustainable lives, serão implementadas oficinas de gastronomia sustentável, moda circular, upcycling e reparação de pequenos electrodomésticos por meio de atividades desenvolvidas em Portugal, Espanha, Chipre, Itália e Grécia com a participação de seis parceiros internacionais, sob a coordenação do Conselho Português para os Refugiados.
No final do projeto será apresentado um Currículo em Economia Circular direcionado às populações refugiadas e  migrantes.

Beneficiários

Requerentes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.

Financiamento

Parceiros

COOP-LESS-ETS---LOGO-VETTORIALE

Publicações

Revista #1
Download

Revista #1
Download