Visita à Assembleia da República
LISBOA, 28 de abril de 2015 – Para dar a conhecer o Palácio de S. Bento, falar sobre os órgãos de soberania nacional, suas competências e relações com o Parlamento e, ao mesmo tempo, estimular a aprendizagem da língua portuguesa e facilitar a integração dos requerentes e beneficiários de proteção, reforçando o elo de ligação com a nossa sociedade, realizou-se uma visita à Assembleia da República.
Esta atividade foi planeada no âmbito da celebração do 41º aniversário do 25 de abril. No dia anterior foram dadas algumas informações relevantes sobre a história do edifício, sobre as eleições legislativas, os partidos com assento na Assembleia da República, o número de deputados, e ainda algumas informações úteis sobre a deslocação e os transportes.
Os visitantes, cerca de 50, acompanhados pela professora de português e duas estagiárias, foram recebidos pela técnica do Departamento de Relações Públicas, Maria José, que iniciou a visita no Claustro, prosseguindo depois pela Sala dos Passos Perdidos, Sala das Sessões, Salão Nobre e Átrio Principal, ao mesmo tempo que explicava a história do palácio e o modo de funcionamento da Assembleia da República.
Das avaliações, feitas posteriormente na sala de aula, transpareceu o reconhecimento e a satisfação dos alunos por terem visitado a Assembleia da República. Alguém levantou a questão de não terem falado com os deputados, havendo assim a necessidade de explicar melhor o enquadramento da visita e, mais uma vez, sublinhar que o poderão sempre fazer, bastando apresentar o seu documento de identificação.
Esta visita é sempre muito interessante para os refugiados e requerentes de asilo, porque propicia o debate e a troca de ideias. Além disso, os cravos que decoravam a Sala das Sessões foram a ponte para se falar do 25 de abril e do que representou em Portugal, bem como de valores fundamentais como a liberdade, a paz e a democracia.