Yusra e as Olimpíadas do Rio
GENEBRA, 13 de maio de 2016 (ACNUR) – Cerca de 1000 pessoas de diferentes nacionalidades, compreendendo famílias refugiadas e crianças não acompanhadas, foram socorridas esta semana durante operações coordenadas pela Frontex.
No quadro de cada uma destas operações, cerca de 500 pessoas foram socorridas ao largo da Sicília, a sudeste de Cap Passero. Essas pessoas viajavam a bordo de dois barcos de pesca que tinham deixado o Egito alguns dias antes.
“De acordo com a guarda costeira italiana, este grupo integrava sírios,iraquianos e outras nacionalidades”, afirmou William Spinler, porta voz do ACNUR, numa conferência de imprensa em Genebra, realizada esta sexta feira,dia 13.
Além dos dois barcos de pesca que navegavam a partir do Egito, outras pequenas embarcações, provavelmente provenientes da Líbia, também foram socorridas.
O desembarque das 1000 pessoas distribuiu-se por quatro cidades portuárias do sul de Itália: Catane, Palermo, Augusta et Crotone.
O pessoal do ACNUR esteve presente para informar e dar assistência às pessoas socorridas.
Este ano, 187.920 refugiados e migrantes chegaram já à Europa por mar, compreendendo 155 765 à Grécia e 31 252 à Itália.
O ACNUR continua a defender que sejam criadas vias legais para o acesso dos refugiados à Europa através de programas de reinstalação e de admissão por razões humanitárias, do reagrupamento familiar, de patrocínios privados, vistos de estudante, vistos de trabalho, etc., para pôr fim ao tráfico de seres humanos.