Conselho Consultivo

No âmbito da participação do CPR no programa Social Leapfrog 4º edição, foi criado a 25 de julho de 2025 um Conselho Consultivo.

O programa Social Leapfrog é um programa de reflexão e capacitação customizado para organizações sociais que são ou querem vir a ser híbridas (organizações simultaneamente com uma missão social e geração de receitas próprias através da venda de produtos e serviços). O programa ambiciona promover um espaço de reflexão e transferência de conhecimento durante um período de três anos. (NOVA SBE)

O Conselho Consultivo é um órgão de apoio estratégico a qualquer organização. Sendo um órgão não executivo, fornece pareceres não vinculativos sobre qualquer tema para o qual seja consultado (e para o qual esteja habilitado). O principal papel é dotar a direção da organização de diferentes visões, práticas e conhecimentos.

 

  • Fortalecer a Governança: melhorar a estrutura e os processos de governança aumenta a transparência e a eficácia das decisões.
  • Aumentar a Sustentabilidade: modelos de negócio sustentáveis permitam o crescimento e a prosperidade das organizações sociais a longo prazo.
  • Fomentar a Colaboração: construir uma rede de profissionais dedicados à economia social, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
  • Criar Impacto Social: maximizar o impacto positivo das organizações sociais na comunidade, contribuindo para que alcancem os seus objetivos e cumpram a sua missão. (NOVA SBE)

 

O Conselho Consultivo é um órgão de consulta, de apoio e de participação na definição e implementação das linhas gerais e estratégicas de atuação do CPR, constituindo um órgão de apoio e aconselhamento à Direção, no âmbito da sua missão e competências e contribuindo para o fortalecimento do modelo de governança e sustentabilidade.

O Conselho Consultivo é composto por 3 a 7 Conselheiros/as, com experiências profissionais e pessoais diversificadas, que se revejam na missão, visão e valores do CPR, e trabalha em estreita colaboração com a Direção, atuando de acordo com as solicitações e os desafios por esta identificados, complementando os seus conhecimentos.

Os/as Conselheiros/as são nomeados/as pela Direção do CPR individualmente, podendo ser substituídos/as ou destituídos/as por esta a qualquer momento, permanecendo o Conselho em funcionamento. Os/as Conselheiros/as são livres de abandonar o Conselho a qualquer momento, devendo comunicá-lo, de forma escrita.

A duração do Conselho Consultivo não deverá ultrapassar o mandato da Direção. Assim, cada nova Direção poderá convidar conselheiros/as a formar Conselho Consultivo, nos termos do Regulamento.

Os temas a discutir pelo Conselho Consultivo são propostos pela Direção do CPR, tendo em conta o Plano Estratégico para o mandato em curso, os Planos de Ação Anuais, bem como outros assuntos que possam decorrer da atividade da organização ou do contexto nacional e internacional.

Sem prejuízo das competências legalmente estabelecidas compete ainda ao Conselho Consultivo dar parecer e emitir recomendações sobre qualquer assunto que a Direção do CPR ou um terço dos/as Conselheiros/as entendam submeter à sua apreciação, bem como elaborar e aprovar o seu Regulamento.

 

Os atuais membros do Conselho Consultivo são:

  • Maria Antónia Menezes, Jurista
  • Inês Mendes, Gestão e Marketing
  • Silvia Pacheco, Gestão de Programas e Projetos
  • Paula Vicente, Comunicação, Inovação e Assuntos Sociais