O Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR 2) do CPR é uma resposta social de trânsito para Refugiados Reinstalados, que disponibiliza alojamento temporário (entre 1 a 3 meses, mediante análise individual e familiar) e um ponto de atendimento multidisciplinar para os refugiados que chegarão a Portugal ao abrigo dos Programas de Reinstalação, atuais e futuros. Favorece um emparelhamento adequado entre o perfil dos refugiados selecionados e o contexto de acolhimento, pois permite um melhor ajustamento dos perfis em função das respostas. O CPR, em todas as suas operações, mantém uma abordagem estritamente empenhada no apoio aos refugiados e na procura de soluções pragmáticas que mantenham a proteção no centro de todas as respostas.
Assim, o emparelhamento entre perfis e vagas é apoiado através da partilha de informação em tempo real com a equipa do CPR em Loures.
Localizado no Concelho de Loures, o CAR 2 acolherá, transitoriamente, os refugiados reinstalados e facilitará o processo preparatório da sua descentralização pelo país.
No CAR 2:
- Preparação intensiva para a integração descentralizada;
- Realização de exames e rastreios médicos à chegada;
- Aferição de competências educacionais e elaboração dos perfis profissionais;
- Curso intensivo de Português Língua Estrangeira;
- Participação em Programas de Orientação Cultural, gerais e orientados para os futuros locais de acolhimento;
Participação em programas de gestão de expectativas;
- Ponto de apoio para informação/ esclarecimento/ sensibilização às autarquias e às demais instituições de acolhimento, menos experientes neste domínio;
- Primeiro contacto com equipas técnicas das entidades de acolhimento;
- Envio de relatórios sócio-profissionais às autarquias e às demais instituições de acolhimento;
O CAR 2 é uma resposta coerente e integrada, uma vez que a prestação de serviços básicos é assegurada por equipas especializadas e experientes no trabalho com refugiados. Assente numa estratégia holística, o CAR II prepara os refugiados e os municípios parceiros, numa combinação aberta e participativa, para uma integração descentralizada sustentável em Portugal.
Os equipamentos do CAR 2
Neste Centro de Acolhimento, os refugiados têm à sua disposição num período transitório, entre a chegada e a integração no nosso país, alojamento, áreas de convívio e lazer, cozinha, entre outros espaços.