O Espaço “A Criança” está integrado no Conselho Português para os Refugiados (CPR), Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que apoia os requerentes de asilo e refugiados em todas as fases do procedimento de asilo, acolhimento e integração na sociedade portuguesa. Tem também como missão sensibilizar a sociedade de acolhimento para a problemática dos refugiados, promovendo ações de formação, seminários e congressos internacionais sobre direito de asilo e refugiados.
Objetivos
O objetivo do Espaço “A Criança” é o de oferecer um espaço único de convívio entre crianças de origens muito diversas que estimule atitudes positivas relativamente às diferenças multiculturais.
Incorporámos no nosso Projeto Educativo atividades estruturadas que favorecem uma visão aberta da sociedade; Multiculturalidade é o lema do nosso espaço. Damos especial atenção no recrutamento do pessoal, ao seu interesse por este tipo de questões e temos atualmente colaboradores de diferentes origens.
Missão
“A Criança” é um projeto educativo e lúdico dedicado à família, em particular às crianças, que são estimuladas a olhar para si, para os outros e para o mundo. Queremos contribuir para preparar seres humanos completos, abertos às suas emoções, ao outro e à natureza.
Valores e Princípios
Favorecemos as relações positivas entre:
Crianças
Criámos um sistema de partilha de espaços e atividades entre as crianças dos vários grupos etários. A equipa “A Criança” sabe que as relações positivas ajudam as crianças a sentirem-se valorizadas, a absorver melhor as experiências de aprendizagem e cooperar com os seus pares.
Educadores e Familiares das Crianças
Elas são fundamentais para a construção de ambientes que estimulam o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Por isso, os encarregados de educação têm ao seu dispor várias formas de contacto com a equipa “A Criança”.
Espaço “A Criança” e a Comunidade
Porque este é um espaço aberto à comunidade, procuraremos oferecer apoio às famílias, através de Sessões de informação e Workshops, Serviços de apoio à família, Organização de festas, etc.