Refúgio e Arte: Dormem mil cores nos meus dedos
- Início: janeiro/2016
- Fim: dezembro/2018
“Refúgio e Arte: Dormem mil cores nos meus dedos” é um projeto PARTIS (Práticas Artísticas para Inclusão Social), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O principal objetivo consiste em desenvolver um projeto relacionado com as artes plásticas, dirigido aos jovens refugiados e requerentes de asilo com o propósito de criar ferramentas que alicercem a aprendizagem da língua e a inclusão na sociedade portuguesa.
Este projeto estabelece parcerias com instituições de ensino, ateliês de artistas, salas de exposições e galerias, contando com a colaboração de um ilustrador (Sérgio Condeço) que desenvolverá oficinas artísticas com os jovens menores não-acompanhados (MNA).
Através da realização periódica destas oficinas artísticas, os MNA entrarão em contacto com diversas técnicas e linguagens. As oficinas serão articuladas com a formação de PLE do CPR e das escolas que os jovens frequentam. Estas atividades favorecerão as relações interpessoais e motivarão para a aprendizagem da língua.
As escolas terão um papel central, concretizado na celebração conjunta de iniciativas de expressão artística e de datas significativas (relacionadas com a diversidade e a realidade das pessoas refugiadas), construindo pontes de enriquecimento intercultural entre a comunidade escolar e os jovens.
A colaboração de artistas e outras entidades surge no sentido da formação artística dos participantes e da abertura do projeto à sociedade.
As diferentes linguagens artísticas permitir-nos-ão explorar diversos caminhos, baseados não só na valorização da diversidade cultural mas também da diversidade individual e das inteligências múltiplas, estimulando a inclusão dos jovens nas escolas como uma mais-valia para a comunidade escolar e para a sociedade portuguesa no seu conjunto. Desta forma, permitir-se-á, paralelamente, perspetivar a mudança de atitudes nas relações interculturais, baseando-nos na criação de formas inovadoras de combate ao racismo nos públicos mais jovens.