Refúgio e Teatro: dormem mil gestos nos meus dedos

  • Início: 15/01/2014
  • Fim: 14/01/2017

“Refúgio e Teatro: dormem mil gestos nos meus dedos” é um projeto PARTIS (Práticas Artísticas para Inclusão Social), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende associar o teatro à aprendizagem da língua.
O principal objetivo do projeto consiste na criação de um conjunto de atividades relacionadas com o teatro, enquanto potenciador da integração e inclusão social, mediador de conflitos pessoais e interpessoais, enquanto apoio à aprendizagem e prática da língua e cultura portuguesas, elo entre as artes e a vida, unificador de culturas, saberes e sentimentos e, finalmente, o teatro como uma possibilidade de partilhar com a sociedade em geral a situação dos refugiados no mundo e de cada um dos refugiados-performers ter uma voz que representa todas as que têm de calar.
O projeto engloba duas vertentes numa relação dinâmica:

  • Sessões semanais de expressão dramática no CAR dirigidas aos requerentes de asilo e refugiados, visando promover a auto-confiança e o desenvolvimento pessoal.
  • Acompanhamento artístico do grupo de teatro amador RefugiActo, com sessões de criação e dramaturgia orientadas para a responsabilização e maior autonomia do grupo.

Pretende-se não só trazer uma mais valia em termos de formação para os participantes diretos do projeto, mas, também, conseguir alcançar públicos e contextos diferentes através das parcerias em Almada, Cacém, Coimbra e Lisboa.