O CAR (Centro de Acolhimento para Refugiados) é um equipamento social construído no âmbito do Programa RAME (Regime de Apoio à Criação e Beneficiação de Equipamentos Colectivos no Concelho de Loures) da Câmara Municipal de Loures, que disponibilizou o terreno, e com o apoio financeiro da Iniciativa Comunitária EQUAL, através do Projeto “Acolhimento e Integração de Requerentes de Asilo (2001/EQUAL/A2/RA/057) – Ação 2″.

A função primordial do Centro, além de visar melhorar as condições de acolhimento e de integração de todos aqueles que escolhem Portugal como destino seguro, longe das perseguições e das constantes violações dos direitos fundamentais a que estão sujeitos no país de origem, é a de congregar uma série de atividades que permitam a informação, formação e organização dos tempos livres dos requerentes de asilo e refugiados, mas também um ponto de apoio e de divulgação da temática do asilo para a própria sociedade portuguesa em geral.

Um espaço aberto em que o diálogo seja fluído entre aqueles que necessitam de proteção do Estado Português e a própria sociedade de acolhimento. Uma contribuição positiva para o desenvolvimento do país numa perspectiva multi e intercultural. Esta é uma experiência única de integração de requerentes de asilo na União Europeia — integração através da inserção na comunidade local, criação de uma dinâmica intercultural através de convivência e desenvolvimento de atividades conjuntas, melhoria da imagem dos requerentes de asilo na sociedade de acolhimento, reforço dos laços comunitários e do sentimento de pertença a uma comunidade social coesa.

Os equipamentos do CAR

Para receber com dignidade os requerentes de asilo no Centro de Acolhimento, eles têm à sua disposição num período transitório, entre a chegada e a integração no nosso país, alojamento, espaços de convívio e lazer, cozinha, banco de roupa usada, biblioteca e mediateca, ateliers, salas de formação e auditório.

Centro De Acolhimento Para Refugiados (CAR)