PT/2021/FAMI/761 – Acolher em Tempo de Pandemia

  • Início: 01-01-2020
  • Fim: 31-12-2022

Descrição do projeto

Este Projecto surgiu no contexto da Pandemia de Covid-19, e do forte impacto que esta causou em 2020 e 2021, em Portugal e no Mundo, nomeadamente ao nível do sistema nacional de acolhimento de requerentes de protecção internacional.

Deste modo, procurou-se responder às necessidades presentes dos requerentes espontâneos de protecção internacional, inclusive dos Menores Não-Acompanhados (MNA) em Portugal atenta a sua particular vulnerabilidade.

Importa referir que, no que se refere ao ano de 2020, este projeto constituiu-se como complementar ao Projeto PT/2020/FAMI/463 – “Acolhimento – Journey towards a Home”, uma vez que, tendo em conta o elevado número de beneficiários (2.284), o projeto não conseguiu cobrir todas as necessidades por falta de financiamento disponível.

Project description

Este projeto visa apoiar a integração socioeconómica das pessoas refugiadas que chegam à Europa, através da aquisição de competências em soluções circulares e técnicas de reciclagem.
No âmbito do projeto Living more sustainable lives, serão implementadas oficinas de gastronomia sustentável, moda circular, upcycling e reparação de pequenos electrodomésticos por meio de atividades desenvolvidas em Portugal, Espanha, Chipre, Itália e Grécia com a participação de seis parceiros internacionais, sob a coordenação do Conselho Português para os Refugiados.
No final do projeto será apresentado um Currículo em Economia Circular direcionado às populações refugiadas e  migrantes.

Objetivos gerais

  • Aumentar a capacidade de alojamento do sistema de acolhimento de requerentes de protecção internacional espontâneos em Portugal, incluindo MNA;
  • Melhorar o acolhimento de requerentes e beneficiários de protecção internacional e dos MNA (internos e externos);
  • Definir e implementar um novo modelo de acolhimento dos requerentes de protecção internacional e MNA.

Objetivos específicos

  • Garantir o alojamento aos requerentes espontâneos de protecção internacional (incluindo MNA) encaminhados pelo SEF ao CPR;
  • Aumentar a capacidade e a qualidade dos alojamentos externos, reduzindo o número de beneficiários a viver no mesmo alojamento partilhado, de acordo com as orientações da DGS;
  • Prestar apoio integrado e especializado a requerentes de protecção internacional, inclusive MNA, em todas as fases do procedimento de asilo;
  • Melhorar o apoio aos requerentes de Protecção Internacional a viver em alojamentos externos;
  • Promover a inclusão dos Menores Não Acompanhados e a mitigação dos impactos da pandemia, mediante a organização, implementação e dinamização de actividades ocupacionais diversas.

Beneficiários

Requerentes de proteção internacional e Menores Não-Acompanhados (MNA)

Financiamento