IRS Solidário

O IRS Solidário é uma iniciativa que permite aos contribuintes destinarem uma parte do seu imposto a instituições como o Conselho Português para os Refugiados (CPR), ONG que desempenha um papel vital na defesa do direito de asilo e no apoio a requerentes e refugiados em Portugal.
A entrega do IRS 2025, referente aos rendimentos de 2024, decorre entre 1 de abril a 30 de junho, sendo que a partir de 1 de janeiro já é possível consignar o seu IRS ao CPR no Portal das Finanças.
A consignação do IRS é uma maneira simples e eficaz de mostrar solidariedade e envolvimento social. Ao optar por consignar 1% do seu IRS ao CPR ajuda-nos a continuar a nossa missão, promovendo a inclusão, a educação e o empoderamento dos requerentes e refugiados.
É, por isso, fundamental que todos conheçam o potencial do IRS Solidário. Esta é uma oportunidade de fazer a diferença, sem custos adicionais, apenas escolhendo direcionar uma parte do imposto para quem realmente faz a diferença na vida de tantos.
Como fazer a sua consignação de 1% do IRS
1. Ao preparar a sua declaração de IRS, encontrará uma secção específica para a consignação do IRS Solidário. No IRS Automático, a consignação é efetuada na área “Pré liquidação”, sob a opção “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública”. Na declaração de rendimentos Modelo 3, a consignação realiza-se no quadro 11 da folha de rosto, tendo que selecionar o campo 1101.
2. Selecione a opção IRS e coloque o NIF 503 013 862.
Ajude o Conselho Português para os Refugiados (CPR) a construir um futuro melhor para todos, reafirmando o valor da solidariedade e da ajuda mútua. Este é um gesto simples que pode ter um grande impacto!
Obrigado!