Passeio a Guimarães

Passeio a Guimarães

GUIMARÃES, 5 de julho (CPR) – Planeada desde o início do ano, com o apoio da C.M. de Guimarâes (receção, guias, almoço e apoio logístico) e da C.M. Loures (transporte) realizou-se hoje uma visita à cidade histórica de Guimarães.

Recebidos pela técnica da CM Isabel Baptista , seguimos a pé para a Ordem de S. Francisco onde nos aguardavam o ministro da ordem, Belmiro Jordão, a vereadora Paula Oliveira, e outros técnicos. Depois de algumas palavras cordiais de acolhimento, foi-nos servida uma refeição excelente, de confeção caseira.

Após o prolongado almoço, iniciou-se a visita ao Centro Histórico de Guimarães, acompanhada por uma guia turística. Ao passarmos pelo posto de turismo, foi oferecido a cada participante um saco com um livrinho e um mapa da cidade, uma caneta e um porta-chaves. Seguimos a rota até ao castelo e, por fim, visitámos autonomamente o Paço dos Duques de Bragança.

Das avaliações orais e escritas e dos comentários nas aulas posteriores, ressaltaram a satisfação e reconhecimento por terem tido a oportunidade de visitar uma cidade tão importante na história de Portugal, pelo acolhimento recebido, pelo almoço, pelo dia inesquecível. Referiu-se também a longa distância e como gostariam de ali permanecer mais um dia, algo que antecipámos, falando com a vereadora Paula Oliveira, que se disponibilizou para assim ser de uma próxima vez.

Apraz-nos referir o interesse dos participantes e a forma como interagiram ao longo de todo o dia, num ambiente propício à quebra de barreiras linguísticas e/ou culturais, apesar das 20 nacionalidades diferentes.

Sendo Guimarães um dos municípios parceiros do CPR, consideramos muito positiva a interação e partilha entre técnicos que lidam com pessoas que chegam ao nosso país em busca de proteção, independentemente de o fazerem espontaneamente ou no âmbito de programas de acolhimento. Também por isso, consideramos esta atividade muito positiva para todos os intervenientes.

Sharing is caring!

shares