Passeio à Nazaré e Coimbra

Passeio à Nazaré e Coimbra

LISBOA, 6 de novembro de 2018 (CPR) – No passado dia 29 de outubro realizou-se mais uma atividade sociocultural no âmbito das aulas de “Português Língua Estrangeira (PLE)” com um passeio à Nazaré e Coimbra.

Procurou-se desenhar um programa que minimizasse os encargos para a organização, dado que esta atividade não estava prevista nos financiamentos referentes ao acolhimento. Assim e após confirmação da visita guiada gratuita “Coimbra Património Mundial”, dirigimo-nos à Câmara de Loures que, mais uma vez viabilizou este tipo de iniciativas, cedendo o transporte.

Após a inscrição dos alunos interessados das turmas M, VFN, VFAlfa, VFG, procedeu-se à preparação nas aulas, apresentando imagens sugestivas, facultando explicações sobre os locais a visitar de modo a facilitar a compreensão no local ou a incentivar a pesquisa autónoma.

No dia 18 houve greve do metro, provocando um trânsito caótico em Lisboa e um atraso significativo. Chegados ao Sítio da Nazaré, houve a necessidade de adequar o programa, convidando todos os participantes a almoçarem ali, uma vez que não haveria tempo para o programado piquenique.

Dali seguimos para Coimbra para visitar a Universidade. A visita teve início no Pátio do Paço das Escolas e terminou no Colégio de Jesus, onde está instalado parte do Museu da Ciência da universidade, com o acompanhamento das guias Cristina e Susana.

Posteriormente, na sala de aula procedeu-se à avaliação oral e escrita da atividade, apresentando e comentando algumas fotos tiradas nesse dia. Desse exercício, referiram como negativo o trânsito em Lisboa e as suas implicações no tempo das visitas. Como positivo, manifestaram satisfação e reconhecimento por conhecerem outros locais e outras pessoas, e o interesse em participar em novas atividades.

Sendo um grupo constituído na sua maioria por alunos de iniciação, alojados em diferentes locais, este passeio foi também muito positivo pela interação entre participantes e conhecimentos sociolinguísticos que proporcionou. Tudo isto numa atmosfera descontraída, propícia à tranquilidade e bem-estar de que, em geral, tanto carecem.

Sharing is caring!

shares