Procuramos Formador/a de Português Língua Estrangeira (PLE)
O Conselho Português para os Refugiados (CPR) está a recrutar Formador/a de Português Língua Estrangeira (PLE) para integrar projeto na área da língua e cultura portuguesas, com duração prevista até 31 de dezembro de 2025.
A função será desempenhada na região da Bobadela e São João da Talha, pelo que é necessária disponibilidade para deslocações entre estas áreas.
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas em português junto da população requerente e beneficiária de proteção internacional ou de proteção temporária, através da realização de ações de Aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas.
No âmbito do projeto, o/a formador/a de PLE será responsável pela preparação e desenvolvimento pedagógico das ações de Português Língua Estrangeira, de acordo com o método de PLE do CPR, assegurando, nomeadamente:
- Preparação de recursos pedagógicos para o desenvolvimento do programa, como planos de sessão, fichas, exercícios, entre outros;
- Aplicação de métodos pedagógicos adequados aos destinatários e aos objetivos dos cursos;
- Elaboração de relatórios descritivos das atividades realizadas e outros documentos de acompanhamento e avaliação;
- Compilação e sistematização de informação, em articulação com a Coordenadora de Formação em PLE e a Gestão da Formação;
- Implementação do programa dos cursos e garantia do cumprimento dos resultados do projeto, de acordo com o cronograma e as orientações da Coordenação de PLE.
Perfil pretendido:
- Licenciatura em Estudos Portugueses ou equivalente (requisito obrigatório);
- Portador/a de Certificado de Competências Pedagógicas ou equivalente (requisito obrigatório);
- Experiência profissional em ensino de PLE a migrantes;
- Conhecimentos de outras línguas estrangeiras: inglês, francês, árabe, etc.;
- Boa capacidade de comunicação interpessoal, e de gestão de conflitos;
- Capacidade de trabalho em equipa e em ambientes multiculturais;
- Flexibilidade e disponibilidade para deslocações entre Bobadela, São João da Talha e Lisboa.
O que oferecemos:
- Contrato de trabalho a termo certo até 31/12/2025;
- Regime de tempo inteiro (35h/semana);
- Remuneração compatível com a função e experiência profissional;
- Formação específica e participação num projeto desafiante.
Processo de candidatura:
O CPR, enquanto entidade empregadora, promove uma política de acesso ao emprego e progressão profissional, no pleno respeito pelo princípio da igualdade, sem consideração pela ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual. O Código de Conduta da organização está disponível [aqui].
Os/as candidatos/as interessados/as deverão enviar currículo e carta de apresentação, para o correio eletrónico recrutamento@cpr.pt, até ao dia 30 de outubro de 2025, mencionando no assunto «Formador/a de PLE – LCCI – Tempo Inteiro».