Um passo pelos refugiados é o mote para o Dia Mundial do Refugiado 2019
Este ano, o Dia Mundial do Refugiado (DMR), que se assinala a 20 de junho, acontece sob o mote #StepWithRefugees – Um passo pelos refugiados – e desafia-nos a dar um passo pelos refugiados, celebrando a sua coragem e resiliência, mas também quem lhes presta apoio.
A deslocação forçada é hoje um fenómeno global, mais do que nunca: há mais de 70 milhões de pessoas deslocadas no mundo, o maior número de sempre. O relatório anual “Tendências Globais” do ACNUR conclui que os níveis de deslocamento são hoje o dobro do que eram há 20 anos, e este é sétimo ano consecutivo em que o número de deslocados aumentaram.
Um pouco por todo o mundo, todos os dias milhões de pessoas dão grandes e pequenos passos de assistência e solidariedade para com os refugiados. Ao juntarmos esforços, podemos replicar a ampliar estas ações positivas, dando grandes e pequenos passos no sentido da inclusão e da tolerância, contrariando a narrativa de exclusão e intolerância.
Neste Dia Mundial do Refugiado, desafiamos todos a darem um passo pelos refugiados e a inspirarem outros a fazê-lo – numa escala local ou global. Juntos, podemos fazer a diferença junto de todos aqueles afetados pela deslocação forçada.
Saiba mais aqui sobre o movimento #StepWithRefugees.