O CPR junta-se a mais quatro Organizações da Sociedade Civil para emitir uma Declaração Conjunta em vésperas do Dia Mundial do Refugiado

O CPR junta-se à CRESCER, ao JRS Portugal, à Lisbon Project e à VITAE num manifesto comum em defesa do Direito de Asilo no nosso país.

Num momento em que o mundo regista mais de 119 milhões de pessoas deslocadas à força, Portugal continua a apresentar números de acolhimento muito reduzidos face à União Europeia. Ainda assim, o modelo que nos caracteriza, assente numa forte parceria entre o Estado e as Organizações Não-Governamentais, enfrenta agora desafios e retrocessos preocupantes.

Unidos nesta Declaração Conjunta, manifestamos a nossa profunda preocupação com a perda de garantias processuais na implementação do Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo e com o reduzido diálogo com as entidades que estão, há décadas, na linha da frente do acolhimento.

Assinalando os 75 anos da Convenção de Genebra de 1951, relembramos que as pessoas refugiadas não são meros números ou destinatárias de apoio. São homens, mulheres e crianças com talentos, sonhos e projetos de vida que enriquecem a nossa sociedade.

Rejeitamos o ódio e a intolerância e apelamos ao cumprimento dos compromissos internacionais de direitos humanos.

Leia a Declaração Conjunta aqui.

Sharing is caring!

shares