CPR lança Caderno de Alfabetização para Falantes de Outras Línguas e Caderno de Atividades Socioculturais no âmbito do projeto PT/2020/FAMI/537 – Interação para a Inclusão

O Caderno de Alfabetização para Falantes de Outras Línguas sistematiza o trabalho desenvolvido no âmbito do ensino-aprendizagem da língua portuguesa na procura de metodologias, estratégias e recursos que respondam às necessidades educativas dos requerentes e beneficiários de proteção internacional que não dominam as competências de leitura e escrita ou porque não frequentaram a escola nos seus países de origem ou ainda porque foram escolarizados num outro alfabeto ou sistema de escrita.

Este Caderno dirige-se a professores, formadores, outros técnicos e voluntários que lidem com necessidades semelhantes e se queiram inspirar na nossa prática letiva.

Comporta 2 partes que se interligam: uma com 115 fichas de exercícios reproduzíveis e outra com a Metodologia e Estratégias.

O Caderno de Atividades Socioculturais espelha como se integrou uma forte componente sociocultural nas metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de PLE e de Alfabetização. Partilha metodologias, estratégias e dinâmicas aplicadas em diversificadas atividades lúdicas, culturais e artísticas envolvendo pessoas de diferentes proveniências culturais e linguísticas. Neste Caderno estão refletidos muitos olhares e participações dentro do CPR, mas também de outros intervenientes e organizações.

Estas publicações juntam-se ao Caderno de Práticas Teatrais para a Aprendizagem da Língua, lançado no DMR de 2020, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pretende-se que estas publicações possam ser úteis e inspiradoras para quem trabalha em contextos multiculturais e procure um maior envolvimento dos participantes no processo de aquisição de competências comunicativas e de inclusão na sociedade portuguesa.

  

Projeto PT/2020/FAMI/537 - Interação para a Inclusão

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